Cuiabá-MT
Morre aos 83 anos Adelino Praeiro, proprietário do Diário de Cuiabá
Compartilhe:
O jornalista e empresário Adelino Messias de Mattos Praeiro, diretor-presidente do Jornal Diário de Cuiabá, morreu na noite dessa quinta-feira (29), no Complexo Hospitalar de Cuiabá, aos 83 anos.
Ele tinha diabetes, hipertensão e problemas renais crônicos.
Seus problemas de saúde foram agravados após a morte do filho, o professor Éden Praeiro, no dia 22 de junho. Há 15 dias, Adelino precisou ser internado e desde então não saiu mais do hospital.
O empresário e jornalista teve tragetória emblemática na imprensa de Cuiabá. Ao lado da esposa, Íris Capilé de Oliveira, dirigiu o Diário de Cuiabá por décadas.
Apaixonado pela profissão, foi assessor de imprensa do então governador Pedro Pedrossian. Em 1969, foi convidado por Íris para ser sócio do jornal.
O convite veio após o Diário de Cuiabá perder o fundador João Alves de Oliveira – marido de Íris -, em 4 de janeiro daquele ano, vítima de um homicídio.
Ele foi assassinado por um homem que não aceitava a publicação de uma matéria sobre um acidente de trânsito causado por uma familiar.
O convite foi aceito e os dois se desdobraram para manter o jornal, que nas décadas seguintes se transformou em um dos principais veículos de comunicação de Mato Grosso.
Por mais de três décadas, Adelino esteve à frente do comando do jornal. Há cerca de de 20 anos ele estava afastado do dia a dia da empresa, tendo dado lugar a Gustavo de OIiveira, filho de Íris e João Alves de Oliveira.
Adelino era filho dos cuiabanos Flavina de Matos e Aristotelino Alves Praeiro, o Tenente Praeiro. Ele tinha oito irmãos: Aristotelino, José Arnaldo, Anice, Maria Auxiliadora, Alcione, Zaída Isabel, Esmeralda e Vilma.
Midianews.com.br